Contributos, pequenos contributos (0)

Planos… (estratégia, desenvolvimento, acção)

Há qualquer coisa em Salvaterra de Magos que não funciona bem…e, não consigo encontra explicação razoável para!

Refiro-me desta vez aos “documentos estruturais” concelhios, os tais que devem reflectir as estratégias, os modelos de desenvolvimento e de acção, no presente e para o futuro. Como por exemplo… o Plano Director Municipal (PDM), Plano Municipal de Segurança Rodoviária (PMSR), Plano de Desenvolvimento Social (PDS), Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PIMDFCI) e Plano Operacional Intermunicipal (POIM).

Um primeiro aparte, para registar que a minha indignação sobre a ausência de plano(s) é com os decisores políticos e não com os técnicos municipais, intermunicipais e externos, que cumprem o que lhes é pedido, com pouca ou nenhuma margem para iniciativas próprias resultantes das competências adquiridas, quer academicamente, que pela experiência no terreno.

…PDM e a sua revisão…já lá vão 5, 6, 7, 8 anos…para termos uma proposta concreta sobre a organização do nosso território, para onde nos desenvolvemos, o que protegemos e preservamos, claro está que precisamos também de fomentar o debate sobre a Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional e já agora sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo, que aqui e ali nos impõe alguns limites que urge rever.

… sobre o PMSR nem uma linha, termos no nosso território as Estradas Nacionais 114, 118, 367, a A13 e centenas de caminhos, estradas e ruas municipais é um pormenor insignificante, mas o que aflige mais é a completa ausência de vontade em investir na educação/ formação dos mais jovens em prevenção rodoviária, em comportamentos socialmente saudáveis, ao volante e a pé.

… aprovar um PDS em finais de Abril de 2013 e escrever que “a nova actualização do Diagnóstico encontra-se em curso, uma vez que os resultados completos do Censo 2011 ainda não se encontravam disponíveis aquando da construção deste novo PDS. Essa actualização será editada no 1. semestre de 2013.”, quando no parágrafo anterior tinha referido que “este 3.PDS assentou na capacidade diagnostica dos principais parceiros e em observações dos indicadores mais recentes.” não diz tudo, mas quase tudo sobre a vontade política de ter uma estratégia de desenvolvimento social, vivemos tempos de emergência social em que conceitos como agir e reagir em função da realidade passaram a ser simultâneos e muito pouco compatíveis com adiamentos, e encenações de aprovações de coisa nenhuma.

Este texto foi motivado pela minha presença na última sessão de Câmara que tinha na sua ordem de trabalhos um ponto de apresentação do POIM, que afinal foi uma genérica apresentação do PIMDFCI, de Plano Operacional a única coisa relevante foi a informação da pouca actualização do mapa de apoios complementares…será possível, 4, 5, 6, 7 anos depois das primeiras versões destes documentos ainda não haver, por exemplo, o número de telemóvel do Senhor do Granho que tem uma retroescavadora?!?! Também aqui não fica tudo dito…mas quase!

Termino com um ou dois, pedidos!

Hélder, o meu amigo tem seis meses para desencadear o debate público sobre estas matérias e um ano para as aprovar e implementar no terreno, claro está (como acredito que sim), se merecer a confiança dos munícipes. Todos precisamos de saber onde estamos, para onde queremos ir e como lá chegamos.

Orlando e Francisco (fica a faltar um, mas não há meio de sair o anuncio do “sucessor”), seja qual for o resultado, contamos convosco e contem connosco!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s