desabafo…

A reforma da organização judiciária e o concelho de Salvaterra de Magos.

O que leva um governo a propor um modelo de organização que afasta as pessoas da justiça? Como perceber as propostas que estão em discussão para a Comarca de Benavente? Vila Franca de Xira vai encerrar? Não estão os concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos bem dentro do perímetro de desenvolvimento de área metropolitana de Lisboa?

São demasiadas interrogações para não considerar a proposta uma reforma de organização, mas sim a implementação da desorganização do acesso à justiça por parte das populações dos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos. O que hoje é tratado em Benavente e Vila Franca de Xira: processo civil; família e menores; penal e trabalho, passará para Santarém e o processo executivo para Tomar.

Ora, de uma organização, consolidada e estabilizada (que servia tudo e todos, com distâncias aceitáveis e uma rede de transportes públicos eficaz que a todos garantia o real acesso à justiça), passamos à incerteza do acesso, quer seja pela distância e inexistência de uma efetiva rede de transportes públicos, quer pelo aumento dos “custos de contexto”.

No momento em que somos cada vez mais “atraídos” por Lisboa, onde impera a quantidade e qualidade dos serviços, nomeadamente na saúde, cultura e emprego o governo decide contrariar este movimento e empurrar-nos novamente para fora do perímetro de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Estranho, esquisito, incompreensível!

Tanto como a atitude dos autarcas de Salvaterra de Magos, nomeadamente os da posição, então o que se passa? Qual é a posição do Município sobre esta matéria? Que se conheça, pública ou publicada, nenhuma! Razão, para tal imobilismo?

Sente-se cada vez mais a fadiga do poder, que se apoderou de quem gere o concelho, compreende-se mas não se aceita!

Sinceramente, espero que pelo menos este texto desperte algum interesse pela defesa de um real acesso à justiça por parte das populações do concelho de Salvaterra de Magos. Se não é por acção, pelo menos que seja por reacção!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s