O regresso da política à política (3)

Gala do Desporto vs Gala de Mérito

Uma das, poucas, novidades das grandes opções do plano para 2012, no município de Salvaterra de Magos é a realização da “I – Gala do Desporto”. Quero-vos deixar duas notas sobre esta iniciativa: 1ª muito bem; 2ª é pouco, muito pouco…o concelho e as suas gentes mereciam muito mais que uma Gala do Desporto…se ainda for a tempo deixo a sugestão ao executivo…realizem sim a I – Gala de Mérito Municipal – Concelho de Salvaterra de Magos.

Reconhecendo a importância da prática desportiva, formal e informal, individual e colectiva, o reconhecimento do município não se pode reduzir apenas à temática do desporto! Então e a cultura, a educação, o voluntariado, o empreendedorismo, a inovação, o ambiente?

Não deve o município reconhecer por exemplo o (a) bombeiro do ano, os melhores alunos dos diversos ciclos, os melhores projectos de acção social desenvolvidos pelas nossas associações, não deve estimular as boas praticas ambientais, individuais e/ou colectivas? E porque não.. fomentar competição, saudável como é obvio, entre projectos com grande componente inovadora, que visem o desenvolvimento sustentável do nosso território, em áreas tão distintas (ou não!) como as ambientais, sociais, cidadania, solidariedade, economia, etc, etc…

Chegamos a este ponto (o da realização da gala) depois de várias reflexões no mandato 2005/2009 onde se conseguiu chegar ao ponto de ridicularizar os votos de louvor atribuídos, tanto se louvava um titulo europeu como um terceiro lugar num qualquer torneio em Castelo Branco, felizmente a maioria do bloco aceitou a argumentação que utilizei e como é costume do oito ao oitenta e do oitenta ao zero…passou-se de louvar tudo para não louvar nada, com o compromisso da organização de um momento em que se reconhece-se o mérito. Mais uma vez, como em tantas outras propostas, aceitaram a sugestão, mas quando passam à pratica…fica sempre alguma coisa por fazer…neste caso falta tudo o resto…é caso para dizer, usando uma expressão conhecida…há mais vida para além do desporto senhora presidente, há mais vida para além do desporto…

Como ainda há tempo, corrijam sff a vossa proposta de Gala do Desporto para Gala do Mérito Municipal, se tiverem dificuldades em implementar a iniciativa, como sempre, podem contar com a minha ajuda, estou disponível para vos ajudar.

Nuno Mário Antão

PS – Não se esqueçam de nomear um júri para a iniciativa, composto pelo menos por três pessoas, um representante do município, um representante do associativismo concelhio e um representante dos agrupamentos escolares.

PS 1 – Não se esqueçam de pedir aos criadores do concelho que desenvolvam um prémio para os vencedores, aplicando a lógica nacional do “compre o que é nosso”.

Advertisements

One thought on “O regresso da política à política (3)

  1. Meu caro amigo, continuas a sonhar, com que então premio de mérito em Salvaterra de Magos, com o dinheirinho da Camara? era só dar prémios so Bloquistas e aos engraxadores, ía ser o bonito! antes de fazer o juri, tinhas de mudar a a Camara Municipal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s