Onde está a Anita?

Já o disse por diversas vezes, os políticos, os decisores públicos tem de ser alavancas do progresso e não profetas do dia seguinte. Agir sempre foi fundamental para o desenvolvimento dos territórios e consequente aumento da qualidade de vida das populações!

Inquieto-me a assistir à degradação da qualidade de vida no concelho onde resido, as questões relacionadas com a área da saúde são apenas um exemplo dessa degradação, lenta e dolorosa…sim dolorosa porque são as pessoas, invariavelmente os mais desprotegidos, que sofrem com a inércia dos decisores! Sossego por segundos, quando penso que em 2005 apresentei um solução, mas de me vale isso?!?

De que vale dizer que desafiei a maioria que gere o concelho de Salvaterra de Magos a avançar para as unidades de saúde móvel, que elas seriam uma solução para o que já na altura se percebia que ia acontecer. Não foi por algum rasgo de adivinho que o propôs…todos os estudos já indicavam que o pior estava para vir…e ainda não veio, 2013 será de acordo com ditos estudos o pior ano de rácio entre entradas e saídas de médicos de saúde familiar, se acham que estamos mal agora, podem ter a certeza que ainda vamos ficar pior!!! Perante isto o que faz a Presidente de Câmara, o que faz a sua maioria? …agora já nem reage, assobia para o lado. Emite um comunicado em que se desresponsabiliza e prontos… deitam-se com a consciência tranquila, de que tudo fizeram. Não, não fizeram tudo, alias não fizeram foi nada!!

Vejamos o que aconteceu em Coruche e Rio Maior (que avançaram com as unidades de saúde móvel) ou em Abrantes e Almeirim (em que o transporte das pessoas é assegurado pelas autarquias) ou em Torres Novas e Ourém (onde são os Presidentes de Câmara que assumem “as dores” das populações e dão a cara por elas), já para não falar de soluções como Alpiarça e Chamusca (onde as autarquias asseguraram alojamento para médicos), felizmente são muitos os exemplos de autarcas activos e disponíveis para mais muito mais do que apenas evidenciarem a responsabilidade dos outros!!

De que me vale sossegar por uns segundos, lembrando o que propôs há muitos anos, de que me vale? Absolutamente de nada! Quem “mandava” no concelho são os mesmos que “mandam”, não agiram no passado, não reagem no presente!!
Não fossem os Presidentes de Junta de Freguesia de Muge, Granho e Glória do Ribatejo a manter a pressão, tentando com as suas brutais limitações (legais e financeiras) encontrar soluções que minimizem os problemas das suas populações. Não fossem eles e o assunto já tinha “morrido”.

Ao ver o António Rodrigues e o Paulo Fonseca na primeira linha da contestação e das soluções nos seus concelhos, só me ocorre uma pergunta….onde está a Anita, onde está a Anita?

Nuno Mário Antão
Marinhais – Galhota Street, 3 de Novembro de 2011

Anúncios

2 thoughts on “Onde está a Anita?

  1. Jornal Público 3ª feira dia 01-11-2011

    Câmara de Almeirim vai suportar despesas de funcionamento “àgua,energia,limpeza ect.” das extensões de saude,Paços Negros, Raposa e Marianos as Juntas o transporte dos medicos.
    Isto é politica de preocupação, de proximidade, de Humanidade, POLITICA SOCIAL onde o poder local tem que se envolver, “Os tempos mudaram e vão mudar mais”.
    Não sei se isto vai ser verdade ou não, mas para já é noticia.

    Em salvaterra quem vai transportar os idosos de Muge e do Granho, para a Glória será que tanto da parte dos responsáveis do ACES Luisa Portugal, e responsáveis locais, têm consciência desta fragilidade dos idosos, de familias destruturadas de familias carenciadas de pessoas sem familiares por perto e da sua dificulda e de mobilidade, e onde não existe transportes publicos; será que a REDE SOCIAL tambem deveria ter uma palavra a dizer, onde estão os NOSSOS políticos locais influentes, isto não pode só ser medidas de austeridade, é sim falta de sensibilidade de quem manda e talvez falta de formação e de conhecimento dos factos.

    MUGE e GRANHO estão a mais de 10 Km da extensão de Saude da Glória, e não têm tão poucos utentes como isso. Será que a concentração dos serviços não vai gerar confusão, má serviço para todos os utentes, será que temos espaço fisico para 5.500 utentes, são estas algumas preocupações. Não será mais facil, deslocar médicos ás extensões do GRANHO e MUGE duas ou três vezes por semana. Mas pergunto eu porque se encontrou uma solução para Almeirim e não se encontrou para Salvaterra? Será dos Politicos, dos conhecimentos das amizades dos interesses.

    Será que qualidade de vida das PESSOAS, é terem médico na sua freguesia, terem um lar onde colocar o seu idoso um centro de dia uma creche, porque as” creches avós já terminaram”, ou é a Câmara pensar em gastar 1.000.000€ no Rossio de Muge ou um elefante branco que foi feito em Marinhais que não tem uso nenhum, ou os MEGAS Parques Escolares, não seria mais sensato recuperar os espaços fisicos das escolas existentes, sempre a pensar em grande á Portuguesa.”Os tempos Mudaram e vão Mudar Mais”

    Ou estão todos de acordo com o que foi feito em Marinhais, manter os CTT a funcionar “MAL” num espaço da camara ou da junta já nem sei, mas com despesas, para a Camara e para a junta. Resolveu-se mais o Problema do CTT do que das pessoas. Não será justo dar o mesmo tratamento aos DOENTES, mantendo as extensões de saude abertas, a cámara mostrar interesse em resolver este problema e suportar os custos

    Ou então teremos que voltar aos anos 20-30 e 40 e criar associações e unidades de saude particulares “Antigamente era os Socorros Mutuos”, que por sinal ainda existem muitas, dou o exemplo da Associação de Socorros Mutuos dos Empregados no Comércio e Indústria ou dos Militares e aqui os centros de dia e outras instituições do ambito social têm um papel importante ao criarem acordos com o serviço nacional de saude.”Mas tambem é só para quem tem condições financeiras”

    João Batista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s